Seja bem vindo(a)!!!!!!!


Temos aqui um pouquinho de cada coisa: moda, receitinhas, moldes, costura, curiosidades, artesanato e mais...

Se esta for sua primeira visita ao Entre Linhas e Tecidos, dê uma olhada neste link de um dos primeiros posts, ele explica nosso sistema... daí você pode vasculhar a vontade e garimpar as coisas que lhe interessam!

Fique a vontade, a casa é nossa!!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Livre-se do stress como um homem

Malhar, transar, levar tudo na brincadeira... Esses são alguns dos comportamentos típicos do time masculino para lidar com o stress. E não é que funcionam?


Edição Deborah de Paula Souza/Reportagem Melissa Diniz/Foto Adam Pretty,Getty Images
StressImagine que você está indo para o trabalho num dia de chuva e trânsito e o pneu do carro fura. Qual é a sua reação? Se fosse homem, é bem possível que soltasse um palavrão e, em seguida, trocasse o pneu ou chamasse o borracheiro. Já a mulher tende a ser mais dramática e menos prática diante de um contratempo, afirma a psicóloga Marilda Lipp, diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress e professora da PUC de Campinas (SP). Autora de uma pesquisa sobre como homens e mulheres reagem a uma situação estressante, Marilda concluiu que eles são mais objetivos. "A mulher usa mais a emoção, e o homem a razão." A chave da diferença está nos hormônios. Para o médico homeopata Silvio Laganá, diretor da clínica Aspin, em São Paulo, especializada no tratamento multidisciplinar do stress, "o comportamento do homem é mais agressivo por causa da testosterona. Ele luta. Já a mulher é mais defensiva por causa do estrogênio. Ela foge", explica. Não dá para generalizar, claro. Pois, além de hormônios, temos também história e cultura influenciando nossas ações. As atitudes herdadas dos tempos da caverna, porém, ainda hoje se refletem no cotidiano. Assim, se está muito nervosa, a mulher tende a desabafar e/ou chorar (mesmo que seja sozinha, no chuveiro). Já o homem prefere mecanismos que o ajudem a extravasar, como o esporte, o sexo, a música. Com isso, eles realizam uma espécie de catarse e se recuperam rapidamente para a próxima luta. Seguem algumas receitas masculinas para despressurizar.


Pegar mais leve
Vira e mexe, as mulheres reclamam que os homens são infantis e não levam nada a sério. Mas será que, em algumas situações, essa não é mesmo a atitude mais sábia? O ato de rir, por si só, ajuda a espantar a tensão porque aprofunda a respiração e descontrai a musculatura. Conseguir notar o lado cômico ou absurdo da vida mostra que é possível ver uma situação por ângulos diferentes. "Relativizar os problemas diminui o sofrimento", afirma Marilda. "Vale a pena tentar resolver as crises sem remoer as dificuldades." Para Laganá, não levar a vida a ferro e fogo aumenta nossa resiliência – a capacidade de suportar pressão. Essa é uma qualidade decisiva para nossa saúde, pois, como lembra o médico, "o stress é o limite de tolerância de um material antes da sua ruptura". O humor e a leveza garantem o jogo de cintura e ajudam a gente a não "quebrar".


Fazer sexo
"O retesamento da musculatura causado pelos estímulos sexuais é aliviado com o orgasmo, que elimina toda tensão física e mental". Mas, se por acaso você anda tensa porque brigou com o namorado, a masturbação é igualmente eficaz para relaxar, segundo Laganá. Do ponto de vista biológico, essa sensação de bem-estar e prazer intenso é causada pela endorfina e pela serotonina, liberadas durante a atividade sexual – com ou sem parceiro.


http://claudia.abril.com.br/materias/




Cansado de entrar em todas as suas diferentes contas de email? Veja como juntar todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faz com que possamos buscar informações cada vez mais relevantes.... Obrigada