Seja bem vindo(a)!!!!!!!


Temos aqui um pouquinho de cada coisa: moda, receitinhas, moldes, costura, curiosidades, artesanato e mais...

Se esta for sua primeira visita ao Entre Linhas e Tecidos, dê uma olhada neste link de um dos primeiros posts, ele explica nosso sistema... daí você pode vasculhar a vontade e garimpar as coisas que lhe interessam!

Fique a vontade, a casa é nossa!!!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto novo - colcha


Pois é, é isso mesmo, vou fazer uma colcha. Vou deixar a toalha de mesa esperar um pouquinho e vou fazer a tal colcha! Acredite!


foto da net (google imagens) - ainda não é a minha colcha...

Nunca fiz uma colcha, embora este tenha sido o meu sonho dourado desde sempre. Acontece que hoje perguntei pro meu filho mais velho se ele estava precisando de cobertor, afinal está frio a valer! Ele me disse que seria ótimo mais um cobertor, mas que ele preferia uma colcha de retalhos... eu tenho em casa daquelas colchas antigas, de retalhos mesmo, quando a gente nem chamava de patchwork, daquelas que nossas avós faziam, eu comprei no Museu do Folclore em São José dos Campos - SP - adoro este tema-, já faz tempo - tipo uns dez anos ou mais, na época eu estava estudando a identidade do Vale do Paraíba Paulista para o meu mestrado e acabei desvendando vários mistérios..., e antes disso, minha mãe mandou fazer uma pra mim, logo depois que me casei, já faz tanto tempo que agora ela já "desmilinguiu"... então, na verdade, os meninos se acostumaram a ter sempre uma colcha de retalhos por perto. Acho que conta um pouco da história da gente... eu poderia fazer devaneios a respeito por horas, talvez ninguém nem entenda o significado que tem para mim... mas... o que interessa é que eu entendo e que há muito significado, muita história...

Eu acho fascinante uma colcha de retalhos, para mim tem aquela conotação de ideias, amores, tristezas, alegrias, fazeres, desfazeres etc, tudo junto, interligado. Para mim é o resumo da vida, é uma poesia. Já para uma autora , que li há temos atras, que escreveu sobre arquitetura, ela disse que a pós-modernidade é como uma colcha de retalhos onde se reúne o melhor de cada tempo, de cada era e se compõe uma nova realidade (ARANTES, Otília. O Lugar da Arquitetura depois dos Modernos. São Paulo: Edusp).

Tem ainda o filme "A Colcha de Retalhos" com Wynona Ryder, de 1995, que eu adooooro. Se quiser baixar aqui tem um link que achei por aí... eu baixei, está em "rmvb", uma extensão de arquivo, então vc precisa assistir no Realplayer ou converter para outro formato.

Sinopse

Enquanto elabora sua tese e se prepara para se casar Finn Dodd (Wynona Ryder), uma jovem mulher, vai morar na casa da sua avó (Ellen Burstyn). Lá estão várias amigas da família, que preparam uma elaborada colcha de retalhos como presente de casamento. Enquanto o trabalho é feito ela ouve o relato de paixões e envolvimentos, nem sempre moralmente aprováveis mas repletos de sentimentos, que estas mulheres tiveram. Neste meio tempo ela se sente atraída por um desconhecido, criando dúvidas no seu coração que

precisam ser esclarecidas. (Fonte: www.adorocinema.com)

Vários livros falam de colcha de retalhos, entre eles temos:
- Infantil (uma graça): A Colcha de Retalhos
- Um dos contos do livro: Urupês - Monteiro Lobato - o conto está na página "Contos"

Então, voltando ao meu projeto, providenciei seis estampas diferentes, com a base em cinzas - este meu filho gosta de xadrez, de preto e cinza - vou trabalhar com quadros de 15x15 e vou forrar com soft pro meu menino ficar quentinho... não vou colocar manta, pois ele não gosta do aspecto de edredom.

meu material - tiras cortadas e o forro (soft xadrez azul)

Vou compor de maneira simples, pois não tenho orientação para fazer quadros elaborados, e meu tempo também é curto. Para primeira experiência é melhor não complicar. Espero dar conta do recado!


2 comentários:

  1. Olá Di,
    Que legal, sabe que eu também sonho em fazer uma colcha de retalhos?
    Minha mãe também tinha varias colchas assim que eram da minha avó.
    Amei a idéia, quem sabe um dia eu não faço uma para cada um dos meus meninos, gostei também da idéia do soft.
    Mil beijos e boa costura.
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine, não e legal mesmo?!?!?! Mas eu enrolei bastante, agora, com pedido de filhinho... a gente poe a capa de super mãe e faz! Depois mostro o processo...
    Obrigada pelo incentivo! Bj gde.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faz com que possamos buscar informações cada vez mais relevantes.... Obrigada