Seja bem vindo(a)!!!!!!!


Temos aqui um pouquinho de cada coisa: moda, receitinhas, moldes, costura, curiosidades, artesanato e mais...

Se esta for sua primeira visita ao Entre Linhas e Tecidos, dê uma olhada neste link de um dos primeiros posts, ele explica nosso sistema... daí você pode vasculhar a vontade e garimpar as coisas que lhe interessam!

Fique a vontade, a casa é nossa!!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Blocos do Patch - minha manta



Voltei! Ufa! Quase que não consegui...

A amiga Joana do blog "De mim para você... e de você para mim", disse num post (o do link) o seguinte:

"Seu dia já tem 36 horas? o meu não, e eu tô precisada viu? seria tão bom não é?"

Hoje lembrei dela! Porque vou te contar...

Mas... como prometi aí vão as fotos dos blocos que fiz ontem na aula no atelie da Jackie. Estou adorando, o resultado ficou espetacular! Estou me divertindo e aprendendo, estou encantada, pois com a técnica fica tudo mais fácil e bem acabado, é impressionante.

Bloco 3 - Cabana de Toras

Adorei fazer este, e o visual é "tudo" de lindo!


O da foto é o meu gente! Acredite!!!!! Ficou lindão!

Mas , como não resisto uma pesquisinha aí vai um pouco de história:

LOG CABIN

História do Patchwork

LOG CABIN (Cabana de Toras)

O Log Cabin, que significa Cabana de Toras, é um dos mais tradicionais blocos de patchwork, considerado o bloco padrão por excelência do design norte-americano.

O bloco tradicional representa as cabanas de toras construídas pelos pioneiros na conquista do oeste, com quadrados vermelhos no centro representando a lareira, tons claros de um lado, representando o lado ensolarado da casa e tons escuros do outro, representando a sombra.

O vermelho do fogo da lareira simboliza o coração.

Outras vezes esse centro pode ser em amarelo ou dourado, simbolizando a luz do sol entrando pela janela, dando boas-vindas aos amigos e à família.

Outras é preto, simbolizando as cinzas do fogo da lareira que se apagou.

Este bloco faz parte dos chamados quilts abolicionistas, juntamente com outros como o “Birds in the air”, “Evenning Star”, etc., e se popularizou no período posterior a Abraham Linconl (1809-1865), quando uma casa tinha uma colcha de log cabin na janela, cujo centro era preto, representava a casa de um abolicionista e por isso, segura para um escravo fugitivo.

Por sua versatilidade, com criatividade é possível formar diferentes desenhos geométricos apenas mudando o quadrado central de posição, dando origem a diversos outros blocos.

Hoje comumente vemos o uso do bloco com os mais diversos tecidos, utilizando sobras, transformando pequenos retalhos em obras de arte, em uma brincadeira geométrica de puro bom gosto, em uma explosão de cores e estampas!

É quase uma brincadeira… Quase um montar de lego!

(fonte)



Bloco 4 - Folha de Plátano

Muto lindo e tão fácil... já estou atrevida, achando fácil... é que com a prof tudo fica fácil! A gente faz tudo brincando e se divertindo...



Olha aí! Que lindo demais da conta!!

Aí estão os quatro que já fiz. O sampler (minha manta!) terá seis blocos, então logo logo estará pronta! Estou ansiosa...


Mas, como hoje tive que dar uma saidinha e ir até o centro, e ontem recebi uma mensagem da Rosane (da loja Feito a Mão) dizendo que havia chegado tecido... já viu?!... Não resisti e fui até lá, o resultado foi o seguinte:

Fala sério!

Voltei pra casa pensando no que não comprei! Com vontade de ligar e pedir para guardar pra mim... Estou ficando viciada. Daqui a pouco vou ter que me associar ao QA - Quilteiras Anônimas! ou AA mesmo - Arteiras Anônimas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, faz com que possamos buscar informações cada vez mais relevantes.... Obrigada