Fiquei pensando sobre o espaço de criação - o ateliê... porque hoje não tenho um espaço específico para trabalhar. Há tempos atrás eu tinha uma sala, relativamente grande para trabalhar - pintura, costura, gravura... e uma anexa para o material. Hoje moro num apartamento, que não é um apertamento, mas mesmo assim não tenho um quarto livre, ou melhor, até tenho, tenho um dormitório de empregada, que tem acesso pela área de serviço, mas... "vamo combiná", chato ficar lá... Quando eu tinha o espaço, virava e mexia lá estava eu com uma trouxinha na sala, no meio da criançada e com a TV ligada... assim eu tinha o controle dos meninos e fazia as minhas coisinhas.
Mas afinal, de onde saiu isso de chamar esse espaço de ateliê?
Um estúdio ou ateliê é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. Incluem-se nesta definição não só qualquer pequena sala onde um indivíduo trabalha na sua fotografia, vídeo, ilustração, pintura etc., mas também grandes edifícios, como ocorre na indústria fonográfica e cinematográfica.A etimologia da palavra "estúdio" deriva da palavra do Latim studere que pode ser traduzido como a "ânsia de conseguir algo", também existe como uma adaptação do termo em inglês "studio".
O termo francês para estúdio, atelier, além de designar um estúdio artístico, é utilizado para caracterizar o estúdio de um designer de moda ou mesmo artesão — nesta última forma, é frequente a presença de cavaletes, mesas de desenho, suportes para escultura, etc, nos ateliês. Também é conhecida a conotação de atelier como a casa de um alquimista ou feiticeiro. Fonte: Wikipédia
Ah! Então tá... posso mesmo chamar meu espaço, ou seja, minha sala, de ateliê, mas claro que posso!, é meu! Seja aqui ou lá, sempre será, porque na realidade, basta eu estar com minhas coisas e minha vontade, que qualquer espaço será o lugar do Meu Ateliê.
Faço aqui e ali, sem pensar se o espaço está adequado, pois me apropriei dele e se tornou o meu lugar |
Gosto de ver minhas coisas na hora que eu quiser, sem pedir permissão, quero poder costurar ou pintar ou escrever na hora que a emoção mais caliente chegar... não importa se são seis horas da manhã ou onze horas da noite, irei começar aquilo que meu coração está ansiando... Ah... tá misturado com as coisas da casa? E daí? Sou eu. É o que interessa. Se acho que a depressão pode estar chegando, costuro mais, se acho que a tendinite está atacada, passo pomadinha e vou bordar, e assim por diante, minhas coisas caras estão ao meu redor... essas coisas são minha família e meus brinquedinhos.
De quebra, tenho o sol emoldurado pela minha janela! Obra prima inigualável! Meus quadros emoldurados pela minha sala e pelos cabelos de meus filhos quando entram pela porta, minhas obras primas, tudo isso alicerçado pela força e apoio constante de meu marido que mantém tudo isso coeso. Sem contar com minha mãe, que mora a alguns andares abaixo de mim...
Afinal, tudo o que é belo eleva a alma, e gosto de estar em constante oração.
_________________________________________
DICA: Veja este post - "Como abrir um Ateliê", é muto interessante.
_________________________________________
Este post foi inspirado pelo mosaico e foi enviado pra lá:
Adorei conhecer seu cantinho :)
ResponderExcluirbeeeijos