Seja bem vindo(a)!!!!!!!


Temos aqui um pouquinho de cada coisa: moda, receitinhas, moldes, costura, curiosidades, artesanato e mais...

Se esta for sua primeira visita ao Entre Linhas e Tecidos, dê uma olhada neste link de um dos primeiros posts, ele explica nosso sistema... daí você pode vasculhar a vontade e garimpar as coisas que lhe interessam!

Fique a vontade, a casa é nossa!!!

domingo, 4 de setembro de 2011

Brincando na cozinha

Trabalhei a tarde toda numas encomendas... dalí fui para a cozinha. Fui fazer cupcake, isso mesmo. Procurei na net e encontrei um bando de receitas e idéias, então escolhi uma, ou melhor, misturei umas e saiu!

este fiz com cookies de chocolate na massa e
chocolate granulado por cima

e neste coloquei os cookies de frutas vermelhas na massa
e confeitos coloridos por cima



Como não tenho as forminhas de alumínio, usei somente as de papel, por isso coloquei de duas para ficar mais firme, mas mesmo assim a forma não ficou muito arredondada. Fiz uma única massa a qual dividi e numa coloquei os cookies de chocolate e na outra os de frutas vermelhas. Notei que a massa com os de frutas vermelhas ficou mais mole e deformou mais enquanto assava... Mas o resultado foi ótimo. Comi só um de frutas vermelhas, mas meu marido caiu de boca, comeu seis de uma vez... eu não consigo, a cobertura ficou uma delícia, mas é muito enjoada, doce a valer.

Fiz a massa desse jeito (porque mudei a receita e adaptei aos meus ingredientes disponíveis no momento) - 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó 200g , 2 colheres de manteiga em temperatura ambiente, 2 xícaras de açúcar, 4 gemas, 1 xícara de leite, 4 claras batidas em neve
Liguei o forno. Coloquei as forminhas de papel de duas, em dois tabuleiros e reservei. Na batedeira, bati as claras em neve e reservei. Daí  fui colocando o resto, um por um, e bati bastante. Juntei as claras em neve, e o fermento, com uma colher grande para incorporar. Separei a massa em duas tigelas e acrescentei os cookies, numa de frutas vermelhas e noutra de chocolate, misturei e enchi as forminhas com a massa, até 2/3 da capacidade (mais ou menos). Assei por mais ou menos 20 a 25 minutos, espetei um palito para ver se já estavam sequinhos.


A cobertura ficou com uma consistência ótima (dá para fazer da cor que desejar), super fácil, é só levar ao fogo duas xícaras de açúcar, uma xícara de água e três colheres de gelatina (com o sabor e a cor de sua preferência - usei de framboesa, e para não sobrar coloquei logo a caixinha toda do pozinho...), quando ferver e ficar transparente, é só ir acrescentado aos poucos a duas claras batidas anteriormente em neve, bater bastante até ficar com a consistência de suspiro (lavei a louça da lambança enquanto espera bater... não tenho paciência de esperar se ficar olhando...), e pronto, é sair cobrindo tudo o que vc quiser... eu fui colocando com uma colher de sopa , uma colherada do creme em cima do bolinho e com o dorso da colher eu, encostando em cima do creme, eu puxei a colher pra cima, daí faz aquele biquinho bonitinho (para quem usa saco de confeitar facilita bastante...)

A receita da cobertura encontrei aqui. Neste outro site encontrei muitas receitas e dicas, vale marcar nos favoritos!



PS - no dia seguinte a cobertura estava muito melhor, ficou firminha, mas macia (estranho né? - mas... dá pra entender?) e menos "melada", muito mais delícia, acabou tudinho na hora da sobremesa do almoço!

3 comentários:

  1. Gennnnte!
    Arrasou heim? hehehe

    Menina e o flic lá no post debaixo? tbém arrasou...

    Amiga vim agradecer sua preocupação em me ajudar com o leitor de cartão...mas marido ja ta correndo atras e ontem consegui transferir umas fotos no antigo....mas as vezes no meio das transferencias ele apaga, e tenho que dar uns tapinhas KKKK

    Mas tá rolando....beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii Vi seus cupcakes lá no Mosaico e adorei!
    Eu tambem vivo me aventurando em fazer e te digo, quanto mais a gente faz, mais pega pratica viu! Mais os seus ficaram muito bons pra 1 vez, olha os meus la no blog que feinhos tadinhos rsrs
    Ja estou te seguindo!!
    Otimo sabado!
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, tudo bem? Também vi seu cupcakes lá no Mosaico e vim conferi, ficaram lindos, deu água na boca!
    Já dei uma olhadinha também em alguns posts e gostei muito, cada coisa linda!! Já estou seguindo para acompanhar as novidades.
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho, será um imenso prazer recebê-la por lá.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faz com que possamos buscar informações cada vez mais relevantes.... Obrigada