Seja bem vindo(a)!!!!!!!


Temos aqui um pouquinho de cada coisa: moda, receitinhas, moldes, costura, curiosidades, artesanato e mais...

Se esta for sua primeira visita ao Entre Linhas e Tecidos, dê uma olhada neste link de um dos primeiros posts, ele explica nosso sistema... daí você pode vasculhar a vontade e garimpar as coisas que lhe interessam!

Fique a vontade, a casa é nossa!!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Girassóis - um pouquinho de pintura

Nos últimos temos tenho postado apenas minhas experiências com os tecidos. Hoje recebi um comentário de uma blogueira e seu blog tem o espaço para levarmos nossas coisinhas pra lá. Hoje ele está levando trabalhos com girassóis e a Marion, dona do blog Criações em Família & Cia, definiu o tema Girassóis para essa Galeria de Criações Compartilhadas. Fiquei pensando que nunca havia feito coisas com girassóis, mas estava pensando nos tecidos e costurinhas e bordadinhos... no entanto tenho duas telas pintadas nesse tema. Para quem não sabe, também pinto em várias técnicas, sou professora de Artes também e já fiz exposições e ministrei cursos de pintura e desenho, depois que mudei para um apartamento esta atividade ficou complicada... falta espaço... e na universidade não há espaço nem tempo para aprofundamento...

Agora, com este incentivo acabei por buscar em minha memória e estou abrindo o baú...

Estes dois trabalhos, com estilos bem diferentes foram frutos de uma experiência com uma técnica, são aquarelas sobre tela, isso mesmo! Aquarelas trabalhadas com lápis de cor aquarelável... muito agradável de fazer e o resultado é bem interessante, há a necessidade de muita paciência e limpeza, pois qualquer gordura ou mesmo suor das mãos o pigmento não adere à tela.


Esta tela foi executada com um tema inicial - camaleão, isto por conta de um curso de extensão que ministrei durante um ano na universidade onde durante todo o curso os alunos cresceram muito em sua expressão pessoal, daí colocamos o título da exposição final de Camaleão e Camaleoas - o grupo era formado por um rapaz e várias garotas... Então pintei esta tela para pensar no processo e na finalização dele...

Já esta tela é bem menor, mas eu a adoro, acho que a luz e as nuances resultaram numa combinação incrível.

O maior problema da técnica é que agora, cerca de seis anos depois de pintada, as cores estão um pouco desbotadas, sorte eu ter fotos no meu arquivo... o pigmento não responde muito bem à luz solar, mesmo indireta. Esta tela está há quase cinco anos numa das paredes da sala de meu apartamento que recebe uma luz solar maravilhosa...

No entanto, vale a experiência com a técnica.

Então aí está a minha contribuição à Galeria de Criações Compartilhadas da Marion.

Um beijo grande pra Marion que teve esta ideia fabulosa, com um tema ainda mais fabuloso, pois esta flor simboliza tudo de bom buscando nossa fonte de vida que é o sol.



E como não podíamos deixar de citar, tem alguém muito especial que eternizou esse tema, Vincent Van Gogh, quem não se lembra, ou ainda quem não viu em algum lugar pelo menos uma vez a famosa tela Girassóis desse expressionista?!?!?!

visite o Van Gogh Museum

2 comentários:

  1. Ooooi! Geeeente, fiquei emocionada com esse teu post! Tuas pinturas são lindas, a história delas também. E, claro, citares Van Gogh... foi ótimo!!!! Com isso me lembrei assim de uma "releitura" de Van Gogh que minha filha fez aos 4 anos, na escola - esses dias a encontramos e eu quero fazer um quadro dela pra colocar ao lado de um desses de cópia do Van Gogh! Ms com teu post lembrei de fazer um post também...! Pelo que entendi trabalhas em Universidade? Eu tb! Ontem o gadget seguidores tava sumindo... e hoje nõ me vi li. Fiz de novo - é claro, que ficar acompanhando tuas artes! abs., obrigada por participar e ótimo findi!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, faz com que possamos buscar informações cada vez mais relevantes.... Obrigada