Móveis de demolição utilizam madeira retirada de entulhos e evitam a derrubada de novas árvores/Foto:Stock
Uma boa alternativa para deixar sua casa mais bonita e ainda ajudar a preservar o meio ambiente é utilizando móveis de demolição. Essas peças foram feitas com madeira extraída de entulhos de construções, ou seja, utilizam material reciclado para criar peças novas e cheias de charme.
Hoje em dia já é possível encontrar esses produtos prontos em lojas especializadas. Quem preferir, também pode encomendar de um marceneiro que crie uma peça utilizando madeiras de demolição.
Mas fique atento! Como essas peças têm feito sucesso na decoração de ambientes, já existem pessoas vendendo peças de madeira virgem, dizendo ser de demolição.
• O peso da madeira de demolição é diferenciado em relação aos outros móveis convencionais. Eles são mais pesados.
• As madeiras apresentam um aspecto de furos de prego, de parafusos, restos de tintas, frisos de madeira já trabalhada, demonstrando que está adquirindo um verdadeiro móvel em madeira de demolição.
Por já terem ficado expostos por tantos anos, esses materiais também precisam de tratamento especial. Uma vez por mês, lixe a superfície de seu móvel com lã de aço seco e passe cera de carnaúba em toda a área lixada com uma estopa seca.
Depois de deixar secar por duas horas, lustre o móvel com uma flanela limpa e seca. Repita essa operação sempre que julgar necessário, para que seu móvel tenha uma consistência de brilho cada vez melhor. Caso ele seja utilizado em áreas externas, recomenda-se passar uma mão de verniz para proteger seu móvel do sol e da chuva.
---------
Em tempos de aquecimento global a preocupação com o meio ambiente se tornou mais evidente ou pelo menos mais comentada entre todos nós. No entanto o uso de madeira de demolição para fins decorativos, o que é o caso de fábricas de móveis em madeira de demolição, vem mostrando há tempos essa preocupação com a preservação ambiental.
Não deixa de ser uma reciclagem de um material que já tinha um destino certo: o lixo. Nas mãos de talentosos marceneiros espalhados pelo brasil, podemos ver um material considerado inutilizado, transformando-se assim em peças decorativas maravilhosas, consideradas de alto-luxo. Utilizados por renomados aquitetos, designers de interiores, engenheiros.
Por se tratarem de madeira já reutilizadas, é necessário um acabamento mais especializado (ceras próprias, lixas, vernizes).
Como são peças que já ficaram expostas no tempo por anos, a conservação do material, após ser transformado em móvel, tem que ser levado em conta para uma maior durabilidade do mesmo.
DICAS MANUTENÇÃO
- A cada mês, lixe a superfície de seu móvel com lã de aço seco. Após, passe com uma estopa seca, cera de carnaúba em toda a área lixada.
- Deixe secar a cera por 2 horas em média, depois lustre com uma flanela limpa e seca, para obter um aspecto mais brilhante, repita a operação depois de 1 hora.
- Repita essa operação sempre que julgar necessário, para que seu móvel tenha uma consistência de brilho cada vez melhor.
- Caso seu móvel for utilizado em áreas externas, recomenda-se que seja passada uma demão de OSMOCOLOR, que é um tipo de verniz que protege seu móvel contra sol e chuva. No entanto, com o tempo, o móvel vai se tornando mais bruta, perdendo a vivacidade
Obs: Não permita que seu móvel seja encerado com ceras e óleos industriais. Isto pode danificar o resultado final do mesmo.
Como reconhecer um autêntico móvel de demolição
- O peso da madeira de demolição é diferenciado em relação aos outros móveis convencionais. Eles são mais pesados.
- As madeiras apresentam um aspecto de furos de prego, de parafusos, restos de tintas, frisos de madeira já trabalhada, demonstrando que está adquirindo um verdadeiro móvel em madeira de demolição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante, faz com que possamos buscar informações cada vez mais relevantes.... Obrigada